Projeto Escalabardo, uma iniciativa ambiental, social e comunitária em S. Luís

No próximo dia 19 de fevereiro, pelas 15.00 horas, a Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, vai apresentar a marca “Escalabardo”, uma iniciativa ambiental, social e comunitária para a criação e venda de produtos têxteis, em resultado de um trabalho artístico de transformação de roupas e têxteis usados.

Esta intervenção constitui-se como uma resposta local e inovadora de economia circular a um problema local e global: os têxteis usados deitados ao lixo ou colocados em circuitos que não conseguem concretizar a sua reutilização ou reciclagem.

Este projeto, que tem vindo a ser desenvolvido desde o último semestre de 2018, tem sido desenvolvido com a colaboração da empresa de consultoria ambiental Ecosativa e da designer de moda Ana Baleia, e tem o apoio financeiro do Programa JUNTAr do Fundo Ambiental, que apoia soluções locais de economia circular promovidos pelas Juntas de Freguesia.

Com esta intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia de São Luís, Fernando Parreira, “acredita contribuir para um caminho de sustentabilidade.”

15 Fevereiro 2019