Simulacro “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” em aldeias do concelho de Odemira

Para a concretização deste simulacro foram designados um Oficial de Segurança da Aldeia e um seu Substituto, em cada aldeia, bem como identificados locais de abrigo coletivo, através de sinalização. O Oficial de Segurança da aldeia terá como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população.

A execução do Programa “Aldeias Seguras, Pessoas Seguras” resulta da cooperação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Município de Odemira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Odemira, a Guarda Nacional Republicana e as Juntas de Freguesias de S.Luís e de Relíquias.

Em 2018 foram promovidos simulacros do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” em outras duas aldeias do concelho de Odemira, designadamente nas aldeias de Moitinhas (freguesia de Sabóia) e Corte Malhão (freguesia de S. Martinho das Amoreiras).

O Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” foi implemen¬tado em aldeias que possuem freguesias identificadas como tendo maior risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Resulta da cooperação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Município de Odemira, Bombeiros Voluntários de Odemira, GNR e Juntas de Freguesia.

As aldeias de Lameiros, na Freguesia de S.Luís, e Vale Ferro, na Freguesia de Relíquias, no concelho de Odemira, vão receber Simulacros do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, que se irão realizar amanhã, dia 23 de julho, a partir das 15.00 horas.

22 Julho 2019