FACECO 2019 fecha portas com mais de 30 mil visitantes e 300 expositores

Mais de 30 mil visitantes, 300 expositores, dos quais 30 artesãos locais, um programa e diversificado com 32 projetos artísticos, num recinto com perto de 5 hectares são os números que marcaram a 29ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorreu entre os dias 19 e 21 de julho, em S. Teotónio, promovida pelo Município de Odemira. Pecuária, agricultura, artesanato, música tradicional, turismo, gastronomia e um intenso programa de animação foram os pontos fortes do certame.

Metade do valor apurado com a venda dos bilhetes de entrada na feira será atribuída pelo Município de Odemira à Campanha de Solidariedade que está a ser desenvolvida a favor dos pescadores da Azenha do Mar que viram as suas embarcações atingidas por um incêndio.
A inauguração oficial contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, que apadrinhou a cerimónia de assinatura do Pacto do Mira, que reúne 14 entidades em torno do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira, plano que foi apresentado e esteve em destaque na feira.
O certame foi organizado pelo Município de Odemira, em parceria a Junta de Freguesia de S. Teotónio, Associação de Criadores Limousine, Associação de Criadores da Cabra Charnequeira, Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e Associação de Criadores de Porco Alentejano, com o apoio financeiro do Programa 365 Alentejo-Ribatejo.
Tal como acontece desde há vários anos, a pecuária foi uma das marcas da FACECO. A Raça Bovina Limousine esteve em destaque, com o 31º Concurso Nacional e um leilão de reprodutores limousine. O certame é, anualmente, o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho sede da Associação de Criadores Limousine. Ainda no setor pecuário, nota para a realização do 24º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e do 16º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.
Com o tema “Artesanato, cultura e sociedade”, o Pavilhão do Artesanato voltou a ser o cartão-de-visita da FACECO, onde se reuniram 30 artesãos e projetos do concelho, na sua maioria a trabalho ao vivo e a apresentar as artes e técnicas tradicionais e novas abordagens de âmbito artístico, científico, ambiental, turístico e social.
O certame foi também o momento para a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor, no âmbito do Programa “Odemira Empreende”, com entrega de prémios às três melhores Novas Iniciativas Empresariais e à Melhor Ideia Empreendedora e Criativa.
Novidade em 2019 foi uma zona de exposição dedicada à Caça Maior e Pesca Desportiva e a realização dos Concursos de Pesca na Barragem de Santa Clara e no rio Mira.
Decorreu também na FACECO a cerimónia de entrega de 10 viaturas oferecidas pela Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio a nove Instituições de Solidariedade Social do Concelho de Odemira e de Aljezur.
A gastronomia e produtos locais destacaram-se na feira, tanto através de venda em stands e nos restaurantes, como de inúmeras provas e showcookings, a par do habitual Concurso de Mel e Prova de Mel Infantil.
A animação musical voltou a ser grande atração. Nos três palcos e pelo recinto em geral passaram 32 grupos e artistas, sendo os destaques de cartaz os Diabo na Cruz, Carolina Deslandes e Manel Cruz.
A juventude foi um dos sectores com forte dinamismo, no Espaço OJovem, que contou com uma Youbattle, com a presença dos youtubers Alvini, Ferp, Nuno Moura e ShutDowN.
A FACECO cumpriu o objetivo de promover o território, os seus produtos e atividades e atrair visitantes para três dias de festa, negócio, reencontro e partilha na feira que é a montra do concelho de Odemira e que no próximo ano cumprirá a 30ª edição.

24 Julho 2019