Jovens participam em intercâmbio na Finlândia

10 jovens do concelho Odemira participaram no intercâmbio internacional “Hobbies Exchange” que decorreu na Finlândia, entre os dias 14 e 21 de julho, numa iniciativa que contou com o apoio do Municípios de Odemira no âmbito do programa municipal de juventude, “Odemira acredita em ti!”. O objetivo é dar continuidade a este intercâmbio que envolve jovens da Irlanda, Islândia, Finlândia e Portugal

Promovido pela organização finlandesa Virtain Kaupunki, o intercâmbio foi direcionado a jovens com idades entre os 13 e os 17 anos. A ideia partiu de um grupo de jovens finlandeses, que queriam dar a conhecer a jovens de outros países as atividades em que se envolvem nos seus tempos livres, e ao mesmo tempo conhecer como os jovens de outros países ocupam os seus tempos livres.
Participaram jovens de Irlanda, Islândia, Finlândia e Portugal, divididos por comitivas de 10 jovens e 2 monitores em representação de cada país, que durante oito dias, viveram, aprenderam, divertiram-se e partilharam experiências na região de Virrat, no sul do país.

Este intercâmbio veio ao encontro dos objetivos traçados pelo Município para a promoção de oportunidades e de novas competências para os jovens, no âmbito do “Odemira na Europa”.

Desde 2015, a autarquia promove o projeto “Odemira na Europa”, através do qual jovens de diferentes países parceiros europeus se deslocam para o território e jovens de Odemira se deslocam para outros países parceiros, para desenvolverem projetos no âmbito do Serviço Voluntário Europeu.
De futuro, pretende-se que este grupo de jovens possa dar continuidade ao intercâmbio, recebendo e visitando os outros países.

05 Agosto 2019