Odemira evoca o maior derrame de crude na Costa Alentejana

28 Junho 2019

Entre os dias 5 e 14 de julho, o Município de Odemira vai promover, no Almograve, as comemorações “30 anos do Mar Limpo”, que visam evocar o desastre ambiental provocado pelo derrame de crude que ocorreu na Praia do Almograve em 1989. Com esta ação pretende-se de homenagear os cidadãos e entidades que, de forma ímpar, contribuíram para a reposição das condições naturais e balneares de qualidade da Costa Sudoeste após o trágico acidente com o petroleiro “Marão” ao largo de Sines e alertar para a necessária assunção de responsabilidades por parte das entidades responsáveis em situações semelhantes. Recorde-se que à época o Município de Odemira interpôs um processo judicial e de custos à empresa responsável pela ocorrência.

No dia 14 julho de 1989 aconteceu uma das maiores marés negras na costa portuguesa, com maior incidência na Praia do Almograve, devido ao derrame de cerca de 6 mil litros de crude, provocado pelo acidente do navio Marão Diários ao entrar no Porto de Sines. Passados 30 anos, o desafio que se coloca é promover a reflexão e debate sobre as causas do acidente do Marão e as principais políticas e medidas atualmente em vigor para prevenir e mitigar os impactes de ocorrências de poluição por hidrocarbonetos.

O programa de atividades inicia-se com o Festival Almogrooves, nos dias 5 e 6 de julho, na Praia do Almograve, um evento que promove a música e a consciência ambiental. Entre os dias 8 e 13 julho, serão promovidas diversas Atividades de Educação Ambiental na Praia do Almograve, dirigidas ao público infantil.

No dia 9 de julho pelas 15h00, vai ter lugar uma vista guiada na praia do Almograve pelo biólogo João Castro e pelo geólogo Sérgio Maraschini.
No dia 13 julho, a partir das 21.30 horas, na Praça dos Fuzileiros, na aldeia de Almograve, será exibido o filme documentário sobre “30 anos Mar Limpo”, seguido da atuação da Banda Filarmónica de Odemira.

No dia 14 de julho, pelas 15.00 horas, na Praia do Almograve, decorrerá a Cerimónia Evocativa dos 30 anos do Mar Limpo e o Hastear da Bandeira Mar Limpo. Pelas 16.30 horas, na Praça dos Fuzileiros, Almograve, será inaugurada a Exposição “30 anos Mar Limpo”, seguindo-se uma Tertúlia com a intervenção de cidadãos que participaram de forma direta e indireta na limpeza das praias.

Programa Atividades Ambientais

* Nota: As Jornadas ambientais foram canceladas por motivos alheios ao Município de Odemira