Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Grupo Coral de Odemira

Grupo Coral de OdemiraO Grupo Coral de Odemira constitui uma referência local, tendo sido fundado em 1977. Desde então, tem mantido a tradição dos cantares e modas alentejanas, algumas herdadas do antigo grupo " Rouxinóis do Mira" que remontam a 1944.

São diplomatas, por excelência, do Cante Alentejano, promovendo uma tradição cultural ímpar, trajando a rigor com o seu fato "domingueiro" (chapéu, calça e colete pretos, camisa branca e lenço amarelo e verde que representam as cores do Concelho), levando as suas modas a todo o concelho, região e país e retratando o sofrimento de um povo, na mística característica de quem sente a riqueza da alma alentejana e mantendo vivas as suas raízes ligadas à dura azáfama de vencer as searas por esse Alentejo fora... Cantam a vida, o trabalho, a saudade, o amor, a liberdade e o rio Mira...

Ao longo de mais de trinta anos, o Grupo bem representou o Cante Alentejano no concelho e na região, tendo a sua dinamização sofrido um certo interregno. Após a consagração pela UNESCO, em 2014, do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade, assistimos progressivamente à revitalização deste emblemático Grupo Coral. Assim, em 22 de outubro de 2016, tomou posse uma nova Direção, num processo de renovação alargado aos restantes órgãos sociais, presidida pelo professor Nuno Alberto Falcão Nobre de Almeida, que também assumiu a função de coordenador. O Grupo conta com o apoio e o carinho da comunidade de Odemira que muito se orgulha de ver entrar para o seu Grupo Coral, atualmente com 20 elementos, homens e mulheres mais jovens dando continuidade ao trabalho a que o grupo nos habituou desde há 40 anos a esta parte. O grupo encontra-se a gravar um CD, registando para memória futura e divulgando o Cante Alentejano do concelho de Odemira.

Pelo seu percurso histórico, pela referência local e pelo esforço concretizado de regeneração do Grupo Coral de Odemira que representa de forma emblemática a cultura, a tradição e o património imaterial da nossa terra e preserva a tradição do Cante alentejano, mantendo-se sempre fiel a uma identidade musical do Cante intrínseca ao concelho, o Município de Odemira e toda a comunidade odemirense reconhece, apoia e distingue este trabalho com a entrega da Medalha de Mérito.

Em reconhecimento do seu contributo inestimável para o desenvolvimento cultural e social do concelho, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito ao Grupo Coral de Odemira.

Odemira, 25 de abril de 2019