Passar para o Conteúdo Principal
Voltar à página inicial
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira cria Fórum do Território

30 Novembro 2021

O Município de Odemira iniciou o processo de criação do Fórum do Território, um espaço de participação cívica e reflexão para a co-construção (envolvendo e responsabilizando todos) de um território com mais qualidade de vida, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança. Este pretende ser um espaço de participação para toda a comunidade, sem excepção.

A primeira sessão decorreu no dia 27 de novembro, no Mercado Municipal, com a participação de um grupo de mais de 80 cidadãos. Foram lançadas questões para discussão como quais os objetivos do fórum, que tipo de fórum queremos, que modelo de funcionamento queremos para o fórum e se ele deve ter uma estrutura, mais ou menos formal.


A primeira sessão contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e dos vereadores Ricardo Cardoso, Isabel Palma Raposo, Raquel Vicente e Silva e Pedro Ramos. A dinamização dos três grupos (informais) foi assegurada por Isabel Palma Raposo, Maria do Rosário Oliveira e Telma Guerreiro.
Para Hélder Guerreiro, “Faz todo o sentido envolver as pessoas quando se pensa e discute o território. Com a diversidade e a capacidade que Odemira tem, faz todo o sentido criarmos um espaço para a participação cidadã, assente num modelo inspirador de governança. É importante agarrar as pessoas e as suas ideias”, transmitindo “confiança, num processo claro e transparente, onde a construção do consenso entre todos e todas é a melhor forma de salvaguardarmos o bem comum”.


O autarca defende “todos serão importantes para co-construir um processo de governança para o território” e que “toda a participação, de cada cidadão, é significativa.” Com o Fórum do Território, o Município dá voz e oportunidade para que todos sejam co-responsáveis pela construção informada do futuro do concelho.
Hélder Guerreiro vê o “empoderamento das comunidades como a melhor forma que temos de defender o modelo democrático e livre em que vivemos.”


No final da primeira sessão, vivida de forma entusiasmada e intensa, o autarca confessou que “participámos num momento único” e que “não podemos ficar por aqui. "Assim, acreditamos que seremos capazes de construir o nosso futuro.”

Conteúdo atualizado em30 de novembro de 2021às 17:06
Contacto
  • Preencher o Formulário
  • Download de documento
Deverá preencher todos os campos assinalados com (obrigatório).

O Município de Odemira enquanto responsável pelo tratamento, informa que os dados recolhidos destinam-se exclusivamente para o fim presente neste formulário.

Os titulares dos dados podem exercer, por escrito, os seus direitos previstos no art. 13º do Regulamento (UE) 2016/679, de 27 de abril, Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, designadamente: direito de informação, acesso, retificação, apagamento, limitação do tratamento, portabilidade, oposição e de ser informado em caso de violações de segurança.

Para mais informações contacte: protecao.dados@cm-odemira.pt, Município de Odemira, Praça da República, 7630-139 Odemira, Tel. 283 320 900 « chamada para a rede fixa nacional» ou consulte a política de privacidade em https://www.cm-odemira.pt .

De acordo com a Lei de Acesso aos Documentos Administrativos, os elementos apresentados no âmbito do presente processo são documentos administrativos, pelo que o Município estará obrigado a garantir o seu acesso, salvaguardando os dados pessoais, a todos aqueles que o solicitem.