Odemira recebe exposição “Construindo um Ecossistema Co-Imaginado”
No âmbito da I Bienal Cultura e Educação, 2023 RETROVISOR: Uma História do Futuro, a Igreja da Misericórdia, em Odemira, acolhe entre os dias 24 de junho e 1 de julho o projeto Construindo um Ecossistema Co-Imaginado, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Sabóia.
O projeto Construindo um Ecossistema Co-Imaginado foi desenvolvido em residência artística do Plano Nacional de Artes durante o ano letivo 2022-2023, com a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Sabóia, com vista a desenvolver metodologias relacionais e de aproximação ao contexto local, assim como, possibilitar a experimentação de modos de participação ativa (ativismo local) através da co-criação de uma paisagem imaginada.
Ao longo do ano letivo alunos, professores e pessoal não docente, tiveram a oportunidade de adquirir novas competências técnicas e emocionais, ao participarem na produção de elementos e metodologias para a criação de obras deste projeto, construindo um ecossistema co-imaginado no qual todos os elementos se relacionam com o tempo, o espaço e o corpo, ao mesmo tempo que oferecem narrativas abertas à subjetividade.
O trabalho resultante deste projeto vai estar patente na Igreja da Misericórdia de Odemira entre os dias 24 de junho e 1 de julho, das 10h00 às 18h00, numa exposição reconfigurada tendo em conta a especificidade arquitetónica do lugar.
Esta é uma iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escola de Sabóia, com o apoio do Município de Odemira no âmbito do Plano Nacional de Artes.