Passe rodoviário do Alentejo Litoral baixa para 20€ em 2025
A partir de 1 de janeiro de 2025, as viagens entre os cinco concelhos do Litoral Alentejano e para Setúbal e Lisboa vão custar menos 50%, com o valor do passe mensal a baixar de 40 para 20 euros, o que significa uma redução de 240 euros anuais para os utilizadores.
A decisão foi tomada pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), durante a reunião do seu Conselho Intermunicipal, e aprovada por unanimidade pelos autarcas dos concelhos de Odemira, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.
Para os passageiros que já utilizem o passe com o custo de 40€, a redução de preço será automática, dispensando qualquer outro procedimento. Os utilizadores do passe que não tenham aderido ainda à redução tarifária poderão fazê-lo preenchendo o formulário disponível na página www.cimal.pt.
A decisão da CIMAL surge na sequência do investimento realizado nos transportes coletivos da região. Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, Vítor Proença, a disponibilização de transporte público rodoviário às populações da região a preços cada vez mais acessíveis deverá continuar a fazer parte da aposta da Comunidade, em que o objetivo é proporcionar um modo eficaz, confortável e económico dos utentes se movimentarem nos cinco concelhos da CIMAL. O próximo passo deverá ser o recurso a novas tecnologias para facultar informação em tempo real aos utentes dos Transportes do Alentejo Litoral, assim como a melhoria do sistema tarifário.

