Visita ao moinho de água no litoral Freguesia de São Teotónio
No âmbito das comemorações do Dia Aberto do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, foi promovida uma visita guiada ao velho moinho de água da Seisseira, junto à Casa de Amália Rodrigues, no Brejão, Freguesia de São Teotónio.
A iniciativa, que decorreu no dia 13 de julho, contou com explicações e contextualização pelo arqueólogo do Município de Odemira, Jorge Vilhena. O moinho foi construído entre o século XVII e XVIII e é único no litoral sudoeste pela sua antiguidade, pela singularidade das estruturas hidráulicas e pelo seu bom estado de conservação. A última proprietária foi Amália Rodrigues, que manteve que moinho em funcionamento até à década de 1970, para moer farinhas de trigo e milho.
Esta iniciativa integrou-se no Dia Aberto do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde se apresentaram projetos que visam a salvaguarda dos valores naturais, por entidades que desenvolvem trabalhos relevantes para o desenvolvimento sustentável desta área protegida, sendo um convite à comunidade para conhecer melhor o Parque e os trabalhos desenvolvidos. O Dia Aberto foi dinamizado no âmbito da Cogestão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, presidida pelo Município de Odemira.