Setembro Cultural – Um mês dedicado à cultura em Odemira

O Município de Odemira vai, mais uma vez, levar a cabo a iniciativa Setembro Cultural que tem como objetivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população.

Em Odemira, ao longo do mês de setembro vão decorrer espetáculos musicais, cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património, Festival Sete Sóis Sete Luas, VII Simpósio Internacional de Escultura a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da biblioteca municipal.
As atividades incluem o 19.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, que irá proporcionar à população de todas as idades uma programação diversificada.
A vila de Odemira vai ser palco, entre os dias 9 e 22 de setembro, para o VII Simpósio Internacional de Escultura, dinamizado pela Sopa de Artistas na Zona Ribeirinha e que contará com a participação de 6 artistas nacionais e estrangeiros, a iniciativa culmina com a inauguração da finissage do simpósio a par da inauguração da exposição da artista Tabea Wimmer, no dia 22 de setembro, na Igreja da Misericórdia em Odemira.
Entre os dias 6 e 8 de setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas, com destaque para atuação da fadista Cuca Roseta na noite de 7 de setembro.
O dia 8 será de festa com a realização da VIII Sessão Protocolar do Dia do Município na qual se irão distinguir várias entidades e individualidades, seguida de um almoço aberto à população, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal.
O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais, circo acrobático, teatro e exposição de pintura, nos dias 13, 14, 15 e 27 de setembro, respetivamente.
No dia 27 de setembro o Cineteatro recebe um concerto com Márcia, um dos nomes de referência da música portuguesa da atualidade.
As Jornadas do Património, com o tema “Artes, património e lazer”, promovem entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro uma maratona de cinema europeu, no Cineteatro Camacho Costa em Odemira.
Estas iniciativas a par da apresentação do DVD do Grupo Etnográfico Gentes do Alto Mira, agendado para os dia 21 e 22 de setembro em Odemira e Santa Clara –a-Velha, receptivamente, da exibição da peça do Grupo de Teatro do Mira, A farsa do Mestre Pathelim, no dia 21 de setembro, dos espetáculos de musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 12, 19 e 26 de setembro, e dos filmes agendados para o Cineteatro Camacho Costa nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro completam o programa deste Setembro Cultural.

21 Agosto 2019