Rastreio gratuito do Cancro da Mama no concelho de Odemira

Post fb 2 odemira 2021 1 1024 2500

Decorre até ao dia 12 de janeiro, no concelho de Odemira, uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama, totalmente gratuita, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo e o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alentejo Litoral e com o apoio do Município de Odemira.

O Rastreio é destinado às mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e realiza-se de segunda a sexta-feira, entre as 8.00 e as 13.00 e as 14.00 e as 18.00 horas. As mulheres elegíveis para o rastreio vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de dois em dois anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, anualmente, em Portugal, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. Para a Liga “O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.”

O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se for detetado a tempo. Através do diagnóstico precoce é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes, pelo que o Município de Odemira se associa a esta iniciativa indutora de práticas preventivas conducentes a estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

Calendário do rastreio no concelho de Odemira:

4 a 10 novembro – Colos, junto ao Salão de Festas
11 e 12 novembro – São Martinho das Amoreiras, junto ao Salão de Festas