Rastreio gratuito do Cancro da Mama no concelho de Odemira

Decorre até ao dia 12 de janeiro, no concelho de Odemira, uma campanha de Rastreio do Cancro da Mama, totalmente gratuita, promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo e o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alentejo Litoral e com o apoio do Município de Odemira.

O Rastreio é destinado às mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e realiza-se de segunda a sexta-feira, entre as 8.00 e as 13.00 e as 14.00 e as 18.00 horas. As mulheres elegíveis para o rastreio vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de dois em dois anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, anualmente, em Portugal, e 1.800 mulheres morrem com esta doença. Para a Liga “O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.”

O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se for detetado a tempo. Através do diagnóstico precoce é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes, pelo que o Município de Odemira se associa a esta iniciativa indutora de práticas preventivas conducentes a estilos de vida saudáveis e pró-ativos.

Calendário do rastreio no concelho de Odemira:

4 a 10 novembro – Colos, junto ao Salão de Festas
11 e 12 novembro – São Martinho das Amoreiras, junto ao Salão de Festas