Ministro da Cultura visita projeto cultural e artístico em Odemira
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou no dia 28 de abril vários projetos culturais e artísticos apoiados pelo governo no Alentejo e Algarve, no âmbito da iniciativa “Cultura que somos”, entre os quais “Cultivamos Cultura”, em São Luís.
O percurso da visita às entidades apoiadas no âmbito do Programa de Apoios Sustentados pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) teve como objetivo “conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa”.
O ministro deslocou-se à associação Cultivamos Cultura, na aldeia de São Luís, acompanhado por Ricardo Cardoso, vereador do Município de Odemira. O projeto é um espaço de experimentação e desenvolvimento de conhecimento teórico e prático das ciências, da tecnologia e da arte contemporânea, que fornece as condições necessárias para fomentar a criatividade. A associação cultural foi fundada em 2009 pela artista Marta de Menezes.
O trajeto de Pedro Adão e Silva incidiu também sobre os projetos artísticos “Futurama”, Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, em Castro Verde, e “Lavrar o Mar”, em Casais, no concelho de Monchique.
A iniciativa "Cultura que somos" começou a 20 de setembro no distrito de Lisboa, dedicada à Cultura Urbana. Pensados numa lógica de cobertura territorial, os Percursos do Ministério da Cultura organizam-se com base temática e o seu objetivo é fomentar a proximidade e o diálogo no terreno com pessoas e entidades ativas no contexto da cultura e das artes.