Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Odemira tem três praias Zero Poluição

A associação ambientalista Zero reconheceu este ano 3 praias de Odemira com "Zero Poluição", nomeadamente as praias de Almograve, Alteirinhos e de Santa Clara. A associação avançou que no verão de 2023 foram classificadas 54 praias "Zero Poluição" em Portugal, distribuídas por 26 concelhos e entre as quais está uma água balnear interior, em Odemira.

Odemira está entre os concelhos com maior número de praias Zero Poluição: Albufeira tem seis; Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo têm quatro cada; e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto, com três cada. Segundo a Zero, há 41 praias distinguidas no continente (em 18 concelhos), oito praias nos Açores (seis concelhos) e cinco praias na Madeira (dois concelhos). Pela positiva, merecem destaque para a Associação a passagem de 1 para 3 praias em Odemira, uma das quais interior – a praia de Santa Clara.

Para a Associação Uma praia "Zero Poluição" é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares, salientando a Zero ser “extremamente difícil” conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas interiores, “muito mais suscetíveis à poluição microbiológica”.

Uma praia "Zero Poluição" é assim denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2020, 2021 e 2022), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.

ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável

30 Maio 2023