Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

População apresenta propostas para o Orçamento Participativo de Odemira 2023

A população do concelho de Odemira apresentou um total de 23 propostas para investimentos públicos no âmbito do processo de 2023 do Orçamento Participativo (OP), promovido pelo Município.

Fechada a fase de apresentação de propostas, estas serão agora submetidas a análise técnica, que levará as propostas validadas à fase de votação, a decorrer durante o mês de setembro, através de sms, na página online www.op.cm-odemira.pt e em todas as Juntas de Freguesia. Poderão votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos de idade.

Nesta edição voltou-se a lançar o desafio à população para a criação de respostas específicas às necessidades e desafios que enfrentam nas suas comunidades através da apresentação e votação de propostas de natureza material e imaterial, a concretizar pelo Município, no valor global de 300 mil euros. Tendo em vista a coesão territorial, o Município de Odemira garante a implementação de pelo menos um projeto numa freguesia do concelho com menos de 1500 habitantes, entre as propostas mais votadas da lista de ordenação final. Para estimular a participação da população, foram dinamizados Encontros de Participativos nas 13 freguesias, para esclarecimentos e para apresentação de propostas.

O Orçamento Participativo de Odemira tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho. Dinamizado desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país, iniciando agora a sua 13ª edição consecutiva, assente na estratégia do Município de Odemira para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.

15 Junho 2023