Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira avança com Programa de Apoio à Cultura e Arte

O Município de Odemira vai implementar um novo Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte – Odemira Criativa. O objetivo é criar um instrumento de apoio ao desenvolvimento do tecido artístico, cultural e recreativo local, promotor da criação e difusão artística e cultural no concelho.

Considerando as dinâmicas socioculturais atuais, o Odemira Criativa tem como propósito alargar e adequar as medidas de apoio à Cultura, na perspetiva de estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território, estruturando um suporte aos processos de criação, programação e acolhimento de artistas e atividades culturais.

Esta é uma medida que surge como umas das principais ferramentas para a concretização do Plano Municipal de Cultura 2030, que procura fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho, através de um programa cultural estruturado que conjugue o património e saber fazer locais com a contemporaneidade, conteúdos pedagógicos e com a necessidade de fomentar a notoriedade de Odemira.

O programa, com implementação prevista em 2024, tem como base o Regulamento Programa Odemira Criativa e prevê um financiamento enquadrado nos Eixos Indústrias Culturais e Criativas, Parcerias Culturais e Residências Artísticas, integrando as medidas e submedidas de apoio definidas.

As candidaturas decorrem de forma faseada, a partir de julho de 2023 e ao longo de 2024. Os agentes culturais pessoas coletivas sem fins lucrativos e agentes culturais pessoas singulares apenas podem beneficiar dos apoios previstos se tiverem sede e residência fiscal no concelho de Odemira e estiverem devidamente enquadradas no Registo Municipal dos Agentes Culturais (REMAC), cuja inscrição pode ser efetuada em www.cm-odemira.pt/p/remac .

O novo Programa Municipal de Apoio à Cultura e Arte – Odemira Criativa vem substituir o Programa Municipal de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, que nos últimos anos atribuiu apoios com vista à dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação.

A primeira fase de candidaturas ao Odemira Criativa decorre até 25 de agosto de 2023, em www.cm-odemira.pt/p/odemiracriativa.

:: Regulamento Programa Odemira Criativa

03 Julho 2023