FACECO 2023 com mais de 30 mil visitantes e 236 expositores

A FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorreu entre os dias 21 e 23 de julho, em São Teotónio, fechou portas com balanço muito positivo. Com um orçamento de 290 mil euros, o certame voltou a marcar o calendário da região e a ser o grande ponto de encontro, convívio e negócio, com 236 expositores e mais de 30 mil visitantes.

O primeiro dia da 31ª edição do evento ficou marcado pela assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Odemira e o agora estabelecido NERAL/AE - Núcleo Empresarial da Região do Alentejo Litoral, associação empresarial para a dinamização do tecido económico local e regional. O momento decorreu no âmbito da inauguração oficial da FACECO, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

A FACECO voltou a propor um programa diversificado, com muita animação no recinto. Tal como acontece desde há vários anos, a pecuária foi uma das marcas da FACECO. O Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio recebeu o 34º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 26º Concurso Regional da Cabra Charnequeira e o 18º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia.

Como é tradição deste certame, o artesanato local contou com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo numa ampla zona de exposição organizada pela CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira. Novidade em 2023 foi um novo espaço de exposição dedicado a produtos locais. A animação musical foi uma constante durante os três dias, com vários espetáculos espalhados pelo recinto. Pelo palco principal passaram Sara Correia, TAXI e Dino D’ Santiago. Decorreu também na FACECO a cerimónia de entrega de três viaturas oferecidas pela Caixa de Crédito Agrícola de S. Teotónio às Corporações de Bombeiros de Aljezur, Odemira e Vila Nova de Milfontes.

A gastronomia e produtos locais também estiveram em destaque, com a dinamização de inúmeras provas e showcookings, a par do habitual do 22º Concurso Regional de Mel e o 2º Concurso de Medronho. O certame foi também o momento para a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor, no âmbito do Programa “Odemira Empreende”, para a discussão do Plano Municipal de Cultura 2030 e apresentação do Programa Odemira Criativa.

A FACECO voltou a ser a montra das capacidades do território odemirense e foi organizada pelo Município de Odemira, em parceria a Junta de Freguesia de São Teotónio, Associação de Criadores Limousine, Associação de Criadores da Cabra Charnequeira, Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira e Associação de Criadores de Porco Alentejano.

25 Julho 2023