Odemira na rota da Viagem pelo Clima

A "Viagem pelo Clima", que terá este ano a sua segunda edição, passará pelo concelho de Odemira. Esta é uma competição rumo à neutralidade carbónica em que três equipas viajam de norte a sul de Portugal, com o objetivo de deixar a menor pegada de carbono possível.

O desafio foi desenvolvido no âmbito do movimento Cooler World, criado pela Get2C com o objetivo de informar e inspirar a população rumo à neutralidade carbónica e a uma vida mais sustentável.

Os 12 participantes selecionados das mais de 100 candidaturas para esta viagem, com idades entre os 18 e os 60 anos, foram apresentados publicamente, através de um vídeo promocional, durante a conferência "Autarcas pelo Clima", onde foi igualmente revelado o testemunho de um dos vencedores na primeira edição.

A partida para a "Viagem pelo Clima" está marcada para o dia 18 de setembro, em Cascais, e a viagem terá a duração de dez dias. Os 12 candidatos formaram as equipas Água, Ar e Terra, que vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país da forma mais sustentável possível, ultrapassando diversos desafios ao longo do percurso que acontecerão nos municípios parceiros, dos quais Odemira, único no Alentejo, se junta a Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.

A competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia - “Clima” - para a gestão de recursos, que irá avaliar o grau de sustentabilidade de cada ação sobre 4 variáveis: emissões de CO2, tempo, dinheiro e consumo de água. No final, a equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais "climas" no bolso. Como prémio, terá a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28 no Dubai, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano.

Mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática de uma forma apelativa e desafiante é uma das missões do projeto que pretende igualmente demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto que as suas escolhas diárias têm no planeta. Adicionalmente, a iniciativa pretende demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte, das escolhas alimentares e do consumo de água e contribuir ainda para a mobilização dos municípios neste caminho da descarbonização.

Mais informação em www.viagempeloclima.pt

28 Julho 2023