Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Abril em Odemira - Festival celebra os 50 anos de Justiça e Liberdade

O Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade vai celebrar a revolução dos cravos entre os dias 13 e 28 de abril, associando-se às comemorações do 50º aniversário do 25 de abril através de uma programação diversificada para promover e evocar os valores da Liberdade e da Democracia.

Ao longo de duas semanas, as ruas e palcos da vila de Odemira acolherão mais de 75 eventos, onde se destaca a música e os grandes concertos, mas também a cultura local, o cante alentejano, a literatura, poesia, exposições e debates, o teatro, o cinema e animação de rua. O programa inclui ainda eventos desportivos e de pirotecnia, bem como a sessão extraordinária da Assembleia Municipal e o Hastear da Bandeira Nacional, como momentos de maior solenidade e protocolo.

Para que toda a vila seja vivida em ambiente de festa e comemoração, os artistas irão apresentar-se em quatro palcos distribuídos por diferentes espaços: Palco Liberdade (Jardim Ribeirinho), Palco Revolução (Largo Miguel Bombarda), Palco Abril (Largo Brito Pais) e Palco Igualdade (Jardim Sousa Prado).

Na música, destaque para os concertos agendados entre os dias 24 e 27 de abril. Na noite de dia 24, atuam Marco Rodrigues e Richie Campbell, enquanto no dia seguinte são os Capitão Fausto e Xutos e Pontapés que garantem a animação. A escolha do público, Wet Bed Gang, sobe a palco no dia 26 de abril. Para dia 27 de abril, o Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade propõe um concerto com a Banda Filarmónica de Odemira, com os convidados especiais Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento e a participação de Mariana Martins e Sónia Barradas.

O festival integra ainda o ciclo temático “25 de Abril, Justiça e Liberdade”, com exposições, colóquios e cinema, para afirmar Odemira como território de Justiça e Liberdade, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores implícitos à Revolução de Abril.

Desde 1979 que o Município de Odemira celebra de forma marcante a mudança política, social e cultural que ocorreu no país há 50 anos atrás, com a dinamização anual de um programa de atividades de referência da programação local e regional, mobilizando milhares de pessoas para as suas iniciativas. A organização das comemorações “Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade” é assumida pelo Município, com a concretização de parcerias com entidades de âmbito nacional, regional e local.

Programa - Abril em Odemira '24
25 Março 2024