Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Concurso Literário sobre Igualdade de Género

slider-3marias

O Município de Odemira promove o Concurso Literário sobre Igualdade de Género - As Três Marias, com o objetivo de incentivar a reflexão em torno da Igualdade de Género.

O Concurso Literário adota o nome Três Marias numa homenagem ao livro “Novas Cartas Portuguesas” da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno. Esse livro, escrito a três mãos, denunciou a repressão e a censura do regime do Estado Novo, exaltando a condição feminina e a liberdade de valores para as mulheres. Foi alvo de censura por parte da PIDE, tendo sido banido e as autoras alvo de um processo judicial, suspenso depois da revolução de 25 de Abril de 1974.

O processo judicial ficou conhecido como o processo das Três Marias, nome pelo qual a obra foi traduzida em inglês. A obra e o respectivo processo judicial tiveram grande repercussão internacional, provocando um movimento de apoio inédito, com cobertura pelos meios de comunicação internacionais e manifestações feministas em vários países, o que acabou por levar a que o caso fosse considerado como a “primeira causa feminista internacional”.

CANDIDATURAS PARA A EDIÇÃO 2024

As Três Marias - Concurso Literário sobre Igualdade de Género 2024 irá premirar três obras inéditas no estilo literário Conto.

Podem candidatar-se todas as pessoas singulares, independentemente da sua nacionalidade, com idade igual ou superior a 18 anos.

Os trabalhos a concurso deverão ser enviados até ao dia 25 de Agosto de 2024 para o email igualdadegenero@cm-odemira.pt, acompanhados por respetiva ficha de inscrição (disponível aqui).

Para outras informações contacte:

 

Consulte normas aqui
Consulte edições anteriores
  • As Três Marias - Concurso Literário sobre Igualdade de Género - Edição 2022

    Apresentamos aqui os Contos vencedores da edição de 2022 do Concurso Literário, cujo Júri foi constituído por dois escritores da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo, Fernando Évora e Dora Gago e Isabel Rosinha em representação da CIG – Comissão para a Igualdade e Cidadania.

    VENCEDORES DA EDIÇÃO DE 2022

    1.º prémio: Novíssimas Cartas Portuguesas, de Maria Antónia Bastos

    2.º prémio: Maria cheia de Graça, de Delano Valentim da Silva

    3.º prémio: Carta de uma mulher de nome Mariana, estabelecida por tempo incerto num quarto arrendado em Odemira, ao homem que em Lisboa aguarda o seu regresso, de Manuel Abrantes

    MENÇÕES HONROSAS

    A minha avó Sol, de Margarida Costa Faro

    Terra fértil por arar, de Rui Caeiro

    Olhos amalgamados, de Veronika Eleutério

    LIVRO PARA DOWNLOAD
    CONTOS AS TRÊS MARIAS - CONCURSO LITERÁRIO SOBRE A IGUALDADE DE GÉNERO 2022