Passar para o Conteúdo Principal
Município de Odemira (voltar à página inicial)
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos
Viver

Vespa Asiática (Velutina)

AdobeStock_499437871

Com vista à operacionalização do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, o ICNF desenvolveu recentemente uma nova plataforma – “STOPVESPA” – destinada a permitir aos cidadãos comunicar on-line a existência de ninhos da denominada vespa asiática.

A nova plataforma, acessível em http://stopvespa.icnf.pt 

De acordo com o definido no Plano de Ação supramencionado, a deteção ou a suspeita de existência de ninhos ou de exemplares de Vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada pelos cidadãos através de um dos seguintes meios:

  • Comunicação ao Serviço Municipal de Proteção Civil: ou 800 210 367
  • Inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal http://stopvespa.icnf.pt 
  • Contacto através da linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

Para mais informações consulte:

NUNCA tente proceder à destruição de ninhos de vespa asiática por conta própria!

Caso aviste um ninho entre em contacto com o Município de Odemira através da Linha Municipal de Proteção Civil (800 210 367), pois a destruição incorreta dos ninhos tem consequências graves.

A incorreta destruição dos ninhos pode resultar em:

  • Acidentes para o operador, por exemplo por ataque da colónia ao intruso;
  • Proliferação da colónia e surgimento de novos ninhos.

Contactos

Serviço Municipal de Proteção Civil de Odemira

Tel: 800 210 367

E-mail: smpc@cm-odemira.pt

Conteúdo atualizado em20 de agosto de 2026às 15:59