Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Fórum do Território

720x308px_v2.jpg

 

O que é o Fórum do Território?

O Fórum do Território é um espaço de participação cívica e reflexão para a co-construção (envolvendo e responsabilizando todos) de um território com mais qualidade de vida, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança. Este pretende ser um espaço de participação para toda a comunidade, sem exceção.

3ª Sessão do Fórum | 21 de maio 2022 

A 3ª sessão do Fórum do Território está agendada para o dia 21 de maio, pelas 14.00 horas, nas Oficinas Municipais (margem esquerda do rio Mira), em Odemira. Este será o momento para fazer um ponto de situação e roteiro de ação do Fórum e proceder à Validação da Carta de Princípios.

» Inscrições até dia 18 de maio

FICHA DE INSCRIÇÃO - FÓRUM DO TERRITÓRIO
O formulário a que está a tentar aceder deixou de estar disponível para preenchimento no dia 21/05/2022 às 13:00.

 


 

Para mais informações contacte-nos para forumdoterritorio@cm-odemira.pt

 

 


  • Resumo da 1ª Sessão do Fórum | 27 de novembro 2021

    A primeira sessão do Fórum do Território decorreu no dia 27 de novembro, no Mercado Municipal, com a participação de um grupo de mais de 80 cidadãos. Foram lançadas questões para discussão como quais os objetivos do fórum, que tipo de fórum queremos, que modelo de funcionamento queremos para o fórum e se ele deve ter uma estrutura, mais ou menos formal.

    A sessão contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Hélder Guerreiro, e dos vereadores Ricardo Cardoso, Isabel Palma Raposo, Raquel Vicente e Silva e Pedro Ramos. A dinamização dos três grupos (informais) foi assegurada por Isabel Palma Raposo, Maria do Rosário Oliveira e Telma Guerreiro.

    Para Hélder Guerreiro, “Faz todo o sentido envolver as pessoas quando se pensa e discute o território. Com a diversidade e a capacidade que Odemira tem, faz todo o sentido criarmos um espaço para a participação cidadã, assente num modelo inspirador de governança. É importante agarrar as pessoas e as suas ideias”, transmitindo “confiança, num processo claro e transparente, onde a construção do consenso entre todos e todas é a melhor forma de salvaguardarmos o bem comum”.

    O autarca defende “todos serão importantes para co-construir um processo de governança para o território” e que “toda a participação, de cada cidadão, é significativa.” Com o Fórum do Território, o Município dá voz e oportunidade para que todos sejam co-responsáveis pela construção informada do futuro do concelho.

    Hélder Guerreiro vê o “empoderamento das comunidades como a melhor forma que temos de defender o modelo democrático e livre em que vivemos.”

    No final da sessão, vivida de forma entusiasmada e intensa, o autarca confessou que “participámos num momento único” e que “não podemos ficar por aqui. "Assim, acreditamos que seremos capazes de construir o nosso futuro.”

  • Resumo da 2ª Sessão do Fórum | 12 de fevereiro 2022

    Cerca de 80 cidadãos disseram presente na segunda sessão do Fórum do Território de Odemira, que decorreu no dia 12 de fevereiro, no Mercado Municipal, numa iniciativa do Município de Odemira, com o objectivo de contribuir para a construção dos Objetivos e da Carta de Princípios do próprio Fórum.

    O Fórum do Território é um espaço de participação cívica e reflexão para a co-construção (envolvendo e responsabilizando todos) de um território com mais qualidade de vida, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança. Este pretende ser um espaço de participação para toda a comunidade, sem exceção.

    Depois de uma primeira sessão de sistematização do que pode vir a ser o Fórum do Território, na segunda sessão avançou-se, com base no retorno dos contributos dos participantes, para a definição dos seus objectivos para uma reflexão sobre o modelo de participação e organização do Fórum.

    Entre os meses de março e abril, está prevista a realização do terceiro encontro do Fórum do Território, tendo sido lançados os desafios de construir uma Carta de Princípios e de Compromisso Colaborativo, um roteiro de ação para os grupos de trabalho e a definição de uma visão comum e integrada para o território.