Jornadas Escolares juntam 1300 alunos em Vila Nova de Milfontes

O Município de Odemira vai promover mais uma edição das Jornadas Escolares, entre os dias 27 e 31 de março, este ano a decorrer no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes. Do programa de atividades constam a Assembleia das Crianças, a Assembleia Municipal Jovem, atividades culturais e desportivas, mobilizando cerca de 1300 alunos das várias escolas do concelho. O tema deste ano é Igualdade de Género, desafiando os alunos a apresentar propostas para o concelho.

No dia 27 de março, pelas 10.00 horas, será promovida a Assembleia das Crianças, com a participação de alunos do 1º ciclo do ensino básico, representantes de todas as escolas do concelho e que irão debater e apresentar temas relacionados com a Igualdade de Género. O objetivo é incentivar as crianças para a participação pública e intervenção na comunidade.

No dia 30 de março, pelas 10.00 horas, decorrerá a Assembleia Municipal Jovem, uma iniciativa realizada anualmente no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira. Vários grupos de jovens, em representação das escolas do concelho (2º e 3º ciclo, secundário e profissional), apresentarão aos deputados municipais propostas concretas para o território, também relacionadas com o tema das Jornadas.

Ao longo da semana haverá muitas atividades dedicadas ao 1º ciclo (com a Assembleia de Crianças e atividades desportivas, no dia 27 de março), às Ciências Experimentais (com atividades como a visita ao Planetário ou uma Palestra pela Prof Maria Mota, Diretora do Instituto de Medicina Molecular, no dia 28 de março), ao Desporto (andebol, canoagem e orientação são as modalidades em destaque na quarta-feira, dia 29 de março) e à Cidadania e Participação (com a Assembleia Municipal Jovem, testemunhos de jovens universitários, apresentação de projetos do Juventude Participativa e workshops sobre Igualdade de Género, na quinta-feira, dia 30 de março).

As Jornadas Escolares de 2017 terminarão com um passeio pela Rota Vicentina, a apresentação de curtas sobre a Violência Doméstica (no namoro, no casamento e na terceira idade), um torneio de xadrez e com um Concurso de Talentos.

O Colégio Nossa Colégio Nossa Senhora da Graça abrirá as suas portas à população nas noites de 28 e 29 de março, pelas 21.00 horas, para as atividades de Ciências Experimentais pela Universidade de Évora para uma Palestra e Momento de reflexão sobre Igualdade de Género.

Programa Jornadas Escolares

23 Março 2017