Odemira recebeu “Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo”

Entre os dias 27 e 29 de janeiro o concelho de Odemira acolheu o Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo, numa iniciativa da Entidade Regional de Turismo e do Município.

Durante os três dias, os cerca de 120 técnicos e responsáveis autárquicos, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor a gastronomia e o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da promoção turística no concelho de Odemira.

Os trabalhos iniciaram no dia 28 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação Rota Vicentina e pela Associação das Casas Brancas - Associação de Turismo de Qualidade do Litoral Alentejano e Costa Vicentina, com apresentações de Marta Cabral e Mónica McGill.

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, que fez um balanço positivo do trabalho que a autarquia tem feito ao longo dos anos para potenciar o Setor Turístico do concelho. O território é um destino procurado não só pelas suas praias, mas também pelos seus trilhos de caminhadas e BTT, pelo rio e pela barragem, pelos produtos locais como o polvo, mel e medronho. O autarca destacou ainda a necessidade de se “Continuar a trabalhar para que o concelho de Odemira continue a ser um destino atrativo não só para quem nos visita, mas também para quem cá investe”.

O Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vitor Silva, aproveitou o momento para destacar que em 2022 o retorno para o setor do turismo superou as expectativas, deixando no entanto o alerta para futuros desafios, nomeadamente a escassez de mão-de-obra.

Após este primeiro momento, os convidados seguiram para o Mercado Municipal de Odemira onde puderam degustar alguns dos melhores produtos da nossa região. A manhã ficou ainda marcada por uma visita ao Espaço CRIAR e a Loja da CACO - Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

Durante a tarde tiveram a oportunidade de conhecer o empreendimento turístico “Craveiral Farmhouse by Belong Staying & Feeling”, e um dos pontos turísticos emblemáticos do concelho, o Cabo Sardão, na Freguesia de São Teotónio.

O último dia do Encontro Anual de Técnicos de Turismo do Alentejo e Ribatejo ficou marcado por uma visita ao centro histórico de Vila Nova de Milfontes guiada pelo historiador Professor António Quaresma.

30 Janeiro 2023