5.º Festival de Marchas do Concelho de Odemira

05 Junho 2015
O mês de junho é sinónimo de Festival de Marchas Populares em Odemira. Com o apoio do Município, várias coletividades locais promovem as suas marchas e percorrem o concelho em encontros, que culminam em Odemira, no dia 26 de junho, com o Encontro Final de Marchas.
Ao longo do mês de junho haverá encontros de marchas, com entradas livres, sempre a partir das 21.30 horas, nas seguintes localidades: Colos (5 de junho), S. Luís (6 de junho), Longueira (9 de junho), Sabóia (12 de junho), Cavaleiro (13 de junho), Boavista dos Pinheiros (19 de junho), Zambujeira do Mar (20 de junho) e S. Teotónio (27 de junho).

Odemira recebe, na noite de 26 de junho, pelas 21.00 horas, o Grande Encontro do 5 º Festival de Marchas Populares do Concelho, com a participação de todas as marchas promovidas pelas coletividades das várias freguesias, com entradas gratuitas.

Esta é uma tradição bem antiga na vila de Odemira e que, desde há alguns anos, tem vindo a ganhar nova dinâmica por todo o concelho, ao longo do mês de junho. As Marchas Populares mobilizam centenas de pessoas nas coreografias, músicas originais, guarda-roupa, arranjos e adereços.

Irão desfilar nove marchas: da Casa do Povo de S. Luís, do Lar de S. Teotónio (organizada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Teotónio), do Lar de Sabóia (pela Associação Humanitária D. Ana Pacheco), do Cavaleiro (promovida pelo Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro), da Zambujeira do Mar (da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense), da Longueira/Almograve (pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva dos Moradores do Almograve), da Boavista dos Pinheiros (organizada pela Associação de Festas da Boavista), da Sociedade Recreativa Santeotoniense (de S.Teotónio) e, a novidade da edição 2015 e após décadas sem uma marcha, a Marcha de Odemira (da responsabilidade do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira).