FEIRA DAS ATIVIDADES CULTURAIS E ECONÓMICAS DO CONCELHO DE ODEMIRA ULTRAPASSA EXPETATIVAS

28 Julho 2017

Perto de 36 mil visitantes passaram pela 27ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorreu entre os dias 21 e 23 de julho, em S. Teotónio, número que ultrapassou as expetativas. Pecuária, agricultura, turismo, artesanato, um intenso programa de animação e gastronomia foram os pontos fortes do certame, que apresentou ao visitante um programa preenchido e dinâmico, num espaço maior e com várias zonas temáticas, por onde se distribuíram os cerca de 300 expositores participantes.

O certame foi organizado pelo Município de Odemira, em parceria com a Associação de Criadores Limousine, Associação de Criadores da Raça Charnequeira, Associação de Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Associação de Criadores do Porco Alentejano e Junta de Freguesia de S. Teotónio.

A presença do setor pecuário foi bastante forte, com a realização do 29º Concurso Nacional Raça Bovina Limousine, 14º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e do 22º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Foi ainda promovido o 18º Concurso de Mel e, uma das atividades exclusivas da FACECO, a 7ª e 8ª edição da Prova Infantil de Mel.

A FACECO contou com 34 artesãos do concelho a trabalhar ao vivo, com inúmeras provas e showcookings de diversos produtores e restaurantes locais, animação infantil constante e provas desportivas, entre as quais o Convívio de Formação e Torneio de Futebol, o Torneio Regional de Andebol e o Campeonato de Skate.

A inauguração oficial da feira contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. A Apresentação do Plano Estratégico e Operacional de Valorização do Rio Mira e a entrega dos Prémios Espírito Empreendedor 2017, no âmbito do Programa “Odemira Empreende - Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego”, foram outros momentos altos do programa institucional.

A animação voltou a ser grande atração da FACECO, com muitos espetáculos nos três palcos da feira e no recinto em geral, por onde passaram três dezenas de grupos e artistas. Com o devido destaque para o cante alentejano e música popular, as noites aqueceram com as atuações de Áurea, Celina da Piedade, a DJ Isabel Figueira e Rita Redshoes. A realização do programa da TVI “Somos Portugal” levou também imenso público à FACECO.

A FACECO cumpriu por mais um ano o seu objetivo: a promoção do território, dos seus produtos e atividades, das coletividades e dos atores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho.