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Roteiro - Mira a Terra

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ROTEIRO MIRA A TERRA
PREPARAÇÃO DO ANO LETIVO 2021/2022

O Roteiro Mira a Terra é uma ação do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE: Odemira Território Educativo, promovida pelo Município de Odemira e lançada para a comunidade escolar no ano letivo de 2019/2020.

O Roteiro é constituído por um conjunto de atividades lúdico-didáticas que promovem a aprendizagem das áreas científicas fora do contexto formal de sala de aula e estreitam a ligação dos alunos ao território. Através destas atividades pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais.

As atividades disponíveis estão adaptadas às orientações técnicas e programas curriculares do ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional, pelo que estão organizadas por ciclo de ensino e também por áreas temáticas e local de intervenção.

Áreas temáticas:

- A aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais
- Explorar o território e os seus valores naturais
- A conservação da natureza e a educação ambiental

Local de intervenção:

- Descobrir Odemira
- Conhecer o país
- A ciência vai à escola

As principais funcionalidades deste programa:

- Oferta Organizada de Atividades: As atividades disponibilizadas neste Roteiro são gratuitas e estão organizadas por área temática, local de intervenção e ciclo de ensino, para proporcionar uma grande diversidade de experiências e igualdade de oportunidades aos alunos do concelho de Odemira, ao longo do seu percurso escolar.

- Facilitação da logística da reserva: O Município de Odemira disponibiliza uma equipa de apoio que tratará de toda a logística associada ao agendamento das atividades incluídas no Roteiro, para facilitar o trabalho dos docentes na gestão das atividades extracurriculares.

Divulgação da aprendizagem dos alunos

Para podermos fazer um balanço das experiências e aprendizagens é requisito obrigatório o desenvolvimento de um ou mais posters por turma, em formato A3 (manual ou digital), sobre a atividade realizada. Os trabalhos serão posteriormente divulgados através dos canais de comunicação do Município de Odemira. Após o agendamento da atividade serão disponibilizadas informações mais detalhadas.

Adaptação do Roteiro ao ano letivo de 2021/2022

Com algum alívio dos constrangimentos sofridos nos dois últimos anos, preconiza-se que este ano letivo seja marcado pela proximidade, dando preferência às atividades presenciais, realizadas com as devidas condições de segurança. Contudo, caso venham a surgir algumas limitações, considera-se a sua adaptação e realização em formato de videoconferência.

Na página de cada atividade está a respetiva descrição de como será desenvolvida atividade.

Esperamos desta forma e, em conjunto, continuar a disponibilizar experiências enriquecedoras aos nossos alunos!

LISTAGEM DE ATIVIDADES
Pré-escolar
  • Como crescem as plantas numa horta?

    Visita a exploração agrícola, onde os alunos terão oportunidade de aprender sobre como são produzidos os vegetais e que condições é preciso assegurar para o seu crescimento, através da sementeira de uma espécie vegetal que possam acompanhar e posteriormente transplantar para a horta da escola ou casa.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

1º Ciclo
  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Insetos Atrás do Prato

    Insetos Atrás do Prato quer dar a conhecer a importância dos insetos na produção dos vegetais que nos chegam aos pratos. Partindo da questão Quais serão os insetos atrás do prato? os alunos são convidados a descobrir quem realiza o trabalho para podermos comer as frutas, os legumes, uma sopa ou uma salada.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

  • À descoberta do verde que me rodeia

    Saída de campo, nas proximidades da escola. Os alunos são convidados a observar e sentir a paisagem, explorando sentidos e emoções. As plantas irão ensiná-los a aguçar o olhar e a observar com mais cuidado. Esta atividade será realizada pela especialista em flora e coautora do livro "200 Plantas do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina", Ana Carla Cabrita.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

  • O SEPNA e a proteção da natureza

    3 atividades, 3 momentos, 3 escolas diferentes:
    Plantação de árvores
    Libertação de aves
    Rally paper da reciclagem

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

2º Ciclo
  • As aves da estepe

    Visita guiada ao edifício do Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Coastwatch Portugal

    Saída de campo a uma praia do litoral do concelho de Odemira, para monitorização e caracterização ambiental da faixa costeira, que pode incluir recolha de lixo, com materiais reutilizáveis.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A água – o seu tratamento e importância

    A água: tratamento e importância para os seres vivos e como podemos e devemos preservá-la.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

3º Ciclo
  • Produção de pequenos frutos

    Visita a uma exploração agrícola, Maravilha Farms, na Alcaria do Clemente, Freguesia de S. Teotónio, para aprendizagem sobre a produção de pequenos frutos.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Um dia na geologia de Odemira

    Saida de campo para observação do importante património geológico do Município de Odemira, incluindo vários períodos geológicos e vestígios de animais que por aqui passaram ao longo da história.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Coastwatch Portugal

    Saída de campo a uma praia do litoral do concelho de Odemira, para monitorização e caracterização ambiental da faixa costeira, que pode incluir recolha de lixo, com materiais reutilizáveis.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A destilaria do medronho

    Visita a destilaria de medronho para observação do processo de destilação da aguardente de medronho, atividade tradicional da região.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

Ensino Secundário
  • A aquacultura na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão

    Visita à Estação Piloto de Piscicultura em Olhão (EPPO), para aprendizagem sobre as diversas fases e sistemas de produção das 9 espécies de peixes marinhos adaptadas a cativeiro, produzidos nesta infraestrutura única no país, concebida para realizar investigação, desenvolvimento e demonstração experimental à escala piloto.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • O sol como fonte de energia

    Visita ao parque solar de Ferreira do Alentejo onde será possível observar o seu funcionamento e aprender sobre energias renováveis e a produção de energia solar.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Um dia na geologia de Odemira

    Saida de campo para observação do importante património geológico do Município de Odemira, incluindo vários períodos geológicos e vestígios de animais que por aqui passaram ao longo da história.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

Ensino Profissional
  • Produção de pequenos frutos

    Visita a uma exploração agrícola, Maravilha Farms, na Alcaria do Clemente, Freguesia de S. Teotónio, para aprendizagem sobre a produção de pequenos frutos.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A aquacultura na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão

    Visita à Estação Piloto de Piscicultura em Olhão (EPPO), para aprendizagem sobre as diversas fases e sistemas de produção das 9 espécies de peixes marinhos adaptadas a cativeiro, produzidos nesta infraestrutura única no país, concebida para realizar investigação, desenvolvimento e demonstração experimental à escala piloto.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • O sol como fonte de energia

    Visita ao parque solar de Ferreira do Alentejo onde será possível observar o seu funcionamento e aprender sobre energias renováveis e a produção de energia solar.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ'S)
  • Existem condicionantes à realização das atividades, decorrentes da situação sanitária e regras de saúde pública?

    Preconiza-se que este ano letivo seja marcado pela proximidade, dando preferência às atividades presenciais, realizadas com as devidas condições de segurança. Contudo, caso venham a surgir algumas limitações, considera-se a sua adaptação e realização em formato de videoconferência.

    A descrição mais detalhada sobre como cada atividade irá decorrer pode ser consultada na respetiva página informativa da atividade.

  • Em que atividades me posso inscrever?

    Pode realizar a inscrição em atividades associadas ao ciclo de ensino dos participantes.

    Cada turma poderá usufruir de uma atividade. Contudo, poderá realizar a inscrição em duas atividades, para o caso de não ser possível agendar a atividade em que se inscreveu como prioritária, por preenchimento das vagas disponíveis ou incompatibilidade de datas.

  • Como posso realizar a inscrição numa atividade?

    Pode agendar uma atividade de forma simples e rápida, através do preenchimento da ficha de inscrição online disponível no fim da página da atividade, durante o período de inscrições. Após a submissão da ficha de inscrição irá receber um email automático com indicação dos dados que disponibilizou e que prova a submissão do seu pedido de inscrição.

  • Quando posso realizar a inscrição numa atividade?

    Poderá realizar as inscrições no período entre as 10h00 de 16 de novembro às 17h00 do dia 04 de dezembro. Quando fizer a inscrição tenha em atenção a informação do tópico “Disponibilidade” na ficha da atividade, uma vez que estas podem ter horários, datas, dias e/ou épocas específicas para a sua realização.

  • As atividades têm reservas limitadas?

    Todas as atividades têm reservas limitadas devido aos novos formatos disponibilizados.

    As vagas disponíveis serão atribuídas pela ordem cronológica das inscrições.

  • As atividades têm limite do número de participantes?

    Cada inscrição deverá corresponder a uma turma, independentemente do número de alunos da mesma.

  • Que dados pessoais tenho de associar à reserva?

    Para se inscrever na atividade terá que indicar o seu nome e contactos (telefone e email). Estes dados poderão ser partilhados com entidades parceiras do Município, para possibilitar a confirmação das inscrições.

  • Como sei que a minha reserva está confirmada?

    Quando a sua inscrição estiver confirmada irá receber no email que nos disponibilizou a Ficha de Reserva, um documento que tem todos os dados associados à mesma. Deverá ler toda a informação para verificar se os dados estão corretos e conhecer a informação específica dirigida ao professor(a) coordenador(a) e participantes da atividade.

    É de extrema importância que o(a) professor(a) coordenador(a) tenha em atenção o formato da atividade e os requisitos de participação, nomeadamente materiais e equipamentos necessários indicados, para que se possa realizar a atividade no dia agendado.

  • Posso cancelar ou alterar a data da atividade agendada?

    Se surgir algum imprevisto e não seja possível realizar a atividade agendada, envie um email para odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt, até duas semanas antes da data agendada, indicando no assunto “Cancelamento de atividade” e referindo na mensagem de email a designação da atividade, a data, a escola, o nome do(a) professor(a) coordenador(a) e o motivo do cancelamento.

  • O Município de Odemira ou o parceiro responsável pela atividade podem cancelar a atividade?

    O Município de Odemira ou o parceiro responsável pela atividade podem cancelar a atividade devido a circunstâncias externas não previstas e inevitáveis que impeçam a realização do transporte ou da atividade, respetivamente. Nesta situação, o(a) professor(a) coordenador(a) será contactado(a) para ser informado do cancelamento da atividade e ser agendada nova data para a sua realização, se for possível.

  • Que trabalho terão os alunos de realizar?

    Os alunos participantes das atividades do Roteiro Mira a Terra devem desenvolver um poster em formato A3, manual ou digital, que demonstre a sua experiência e aprendizagem. O desenvolvimento deste trabalho poderá ser individual ou em grupo e é obrigatório o envio de pelo menos um trabalho por turma para odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt, até 15 dias após a data agendada da atividade. Após a realização da atividade será enviada informação mais detalhada sobre a realização deste trabalho.

    NOTA IMPORTANTE: alertamos que no caso do envio de trabalhos com fotos onde apareçam alunos devem estar asseguradas as devidas autorizações para que possa haver uma divulgação dos trabalhos em diferentes meios e sem restrições.

  • Após a realização da atividade, o que devo fazer?

    Após a realização da atividade o(a) professor(a) coordenador(a) receberá no seu email um link para o “Formulário de Avaliação do Roteiro Mira a Terra”, que pedimos que preencha para conhecermos a sua opinião sobre o projeto e a atividade realizada.

    O professor também receberá por email informação mais detalhada sobre a realização dos trabalhos a desenvolver pelos alunos, baseados nas experiências e conhecimentos adquiridos durante a atividade, pelo que deverá acompanhar e prestar apoio ao seu desenvolvimento.


 

Se as suas dúvidas não ficaram esclarecidas entre em contacto connosco através do email odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt.

 

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