Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Mira a Terra

base_img_roteiro_mira_a_terra_odete
ROTEIRO MIRA A TERRA
PREPARAÇÃO DO ANO LETIVO 2022/2023

O Roteiro Mira a Terra é uma ação do Grupo de Ciências Experimentais e Território do Projeto OdeTE: Odemira Território Educativo, promovida pelo Município de Odemira e lançada para a comunidade escolar no ano letivo de 2019/2020.

O Roteiro é constituído por um conjunto de atividades lúdico-didáticas que promovem a aprendizagem das áreas científicas fora do contexto formal de sala de aula e estreitam a ligação dos alunos ao território. Através destas atividades pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais.

As atividades disponíveis estão adaptadas às orientações técnicas e programas curriculares do ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional, pelo que estão organizadas por ciclo de ensino e também por áreas temáticas e local de intervenção.

Áreas temáticas:

- A aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais
- Explorar o território e os seus valores naturais
- A conservação da natureza e a educação ambiental

Local de intervenção:

- Descobrir Odemira
- Conhecer o país
- A ciência vai à escola

As principais funcionalidades deste programa:

- Oferta Organizada de Atividades: As atividades disponibilizadas neste Roteiro são gratuitas e estão organizadas por área temática, local de intervenção e ciclo de ensino, para proporcionar uma grande diversidade de experiências e igualdade de oportunidades aos alunos do concelho de Odemira, ao longo do seu percurso escolar.

- Facilitação da logística da reserva: O Município de Odemira disponibiliza uma equipa de apoio que tratará de toda a logística associada ao agendamento das atividades incluídas no Roteiro, para facilitar o trabalho dos docentes na gestão das atividades extracurriculares.

Divulgação da aprendizagem dos alunos

Para podermos fazer um balanço das experiências e aprendizagens é requisito obrigatório o desenvolvimento de um ou mais trabalhos por turma, sobre a atividade realizada. O registo dos trabalhos deverá ser enviado ao município, em formato digital e posteriormente divulgados através dos canais de comunicação do Município de Odemira.

 Roteiro para o ano letivo de 2022/2023

Na página de cada atividade está a respetiva descrição de como será desenvolvida atividade.

Esperamos desta forma e, em conjunto, continuar a disponibilizar experiências enriquecedoras aos nossos alunos!

Período de inscrições

As inscrições encerraram no dia 23 de outubro.

 
LISTAGEM DE ATIVIDADES
Pré-escolar
  • “A vida marinha vai à escola”

    Observação de imagens e amostras de diversos espécies de fauna e flora da nossa costa. Dinâmicas ludicas e didáticas para melhor compreensão e consolidação das aprendizagens.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • "Uma árvore contou-me!"

    Símbolo da vida, a árvore é um ser vivo cada vez mais ameaçado. Oferece-nos ar, água, sombra, alimento e felicidade. É uma fonte de equilíbrio no planeta. Esta atividade será realizada à volta da(s) árvore(s). Vamos tocá-la, conhecê-la e escutá-la. O que é que uma árvore tem para nos contar?

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Como crescem as plantas?

    Visita a uma unidade de produção de plantas (hortícolas ou flores), para aprendizagem sobre o modo de produção e suas fases, bem como condições necessárias ao seu crescimento. Identificação das diferentes fases da produção, e sementeira de uma espécie vegetal para levarem para o jardim da escola ou casa de modo a que os alunos possam cuidar da planta, observar e monitorizar o seu desenvolvimento..

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Resíduos

    Conjunto de atividades ludico-pedagógicas a desenvolver em sala de aula e/ou espaço circundante para os alunos aprendam a identificar os principais resíduos produzidos em casa e na escola; o que são materiais biodegradáveis; a organizar os resíduos por categorias e a identificar quais os que podem ser compostados e reciclados, bem como proceder à correta deposição.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Conhecer… o Moinho de Odemira, os Viveiros Municipais da Boavista ou o Parque das Águas

    Visita guiada a um dos espaços designados, para conhecimento dos seus valores nas diversas vertentes: natureza, património cultural e atividades associadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

1º Ciclo
  • A conservação dos charcos

    Visita guiada ao Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano para aprendizagem sobre este habitat e observação da diversidade de flora e fauna que dele depende, nomeadamente várias espécies raras e ameaçadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Insetos Atrás do Prato

    Insetos Atrás do Prato quer dar a conhecer a importância dos insetos na produção dos vegetais que nos chegam aos pratos. Partindo da questão: Quais serão os insetos atrás do prato?

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

  • Conhecer… a Barragem de Santa Clara, o Moinho de Odemira, os Viveiros Municipais da Boavista ou o Parque das Águas

    Visita guiada a um dos espaços designados, para conhecimento dos seus valores nas diversas vertentes: natureza, património cultural e atividades associadas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Introdução ao maneio dos animais

    Visita a instalações pecuárias, em quintas e picadeiros ou ao canil municipal, para que os alunos tenham oportunidade de observar e experienciar algumas operações de maneio dos animais.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Como se faz?... O mel, o azeite, o pão e o queijo.

    Visita a uma das diversas unidades de produção para aprendizagem sobre o processo produtivo, matéria prima e tecnologia usada.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

  • Resíduos

    Conjunto de atividades ludico-pedagógicas a desenvolver em sala de aula e/ou espaço circundante para os alunos aprendam a identificar os principais resíduos produzidos em casa e na escola; o que são materiais biodegradáveis; a organizar os resíduos por categorias e a identificar quais os que podem ser compostados e reciclados, bem como proceder à correta deposição.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A Floresta vai à escola

    Atividade ludico-pedagógica sobre a a floresta. Visa mostrar às crianças a importância da floresta, dos serviços que presta e como cada um pode contribuir para a sua conservação.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

2º Ciclo
  • As aves da estepe

    A atividade será iniciada com uma visita guiada ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, dando a conhecer a história do trabalho de conservação da Natureza desenvolvido pela LPN em Castro Verde e a Biodiversidade-alvo que é o seu motor de motivação

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Coastwatch 

    Saída de campo a uma praia do litoral do concelho de Odemira, para monitorização e caracterização ambiental da faixa costeira, que pode incluir recolha de lixo, com materiais reutilizáveis.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A água – o seu tratamento e importância

    A água: tratamento e importância para os seres vivos e como podemos e devemos preservá-la.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade.

  • Animais Selvagens em recuperação

    Visita ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André - CRASSA.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Literacia para a Floresta

    Atividade composta por 5 ações: 3 teóricas, online, com um forte pendor pedagógico, onde se apresenta a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal, a sua biodiversidade, os seus valores, serviços que presta e ameaças; 1 saída de campo a uma floresta da região para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido; 1 encontro municipal final para avaliação do projeto que conta com a participação de todos os envolvidos.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • As renováveis vão à escola

    Breve apresentação teórica das energias renováveis, seguida de atividade prática para construção de aparelhos que utilizem as energias renováveis como força motriz.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Rota da lã

    Visita à Oficina da lã, em Vale de Santiago, começando com o visionamento de vídeo para introdução ao tema, com apresentação dos processos de tosquia, manual e mecânica. Segue-se uma atividade prática, coordenada pela artesã Barbara Faber, na qual os alunos são divididos em pequenos grupos que, alternadamente, vão experienciando os diversos passos do processo de preparação da lã: cardar, feltrar, fiar e tecer. No final os alunos terão oportunidade de produzir pequenas peças que poderão levar para casa.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

Nota: Por lapso na ficha de inscrição para o 2.º Ciclo encontra-se disponível para seleção a atividade "A conservação dos Chracos", contudo neste ano letivo esta atividade só está prevista para o Pré-escolar e 1.º Ciclo. Pedimos desculpa pelo incómodo.

3º Ciclo
  • Um dia na geologia de Odemira

    Visita de estudo, com deslocação em autocarro a alguns dos mais importantes, mais didáticos e mais espetaculares sítios de interesse geológico do concelho de Odemira, para observação dos vários períodos geológicos assim como vestígios de animais que por aqui passaram ao longo da história.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Para onde vai o lixo?

    Visita ao Centro de Gestão de resíduos da AMBILITAL: unidades de triagem de embalagens de vidro, papel/cartão e embalagens plásticas e metálicas, com uma breve explicação do seu processo, produto final e suas utilizações, bem como as regras de separação.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Coastwatch (GEOTA)

    Saída de campo a uma praia do litoral do concelho de Odemira, para desenvolvimento de atividade sobre a zona costeira, os seus problemas ambientais, monitorização e preservação.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A destilaria do medronho

    Visita a destilaria de medronho para observação do processo de destilação da aguardente de medronho, atividade tradicional da região.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Da horta para a mesa

    Visita ao Centro de Transformação e Embalamento de Produtos Hortícolas da TAIPA, em Luzianes-Gare, para aprendizagem sobre os processos de transformação e embalamentos de produtos hortícolas.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • As aves da minha escola

    Conjunto de atividades, entre as quais 3 sessões teórico-práticas e práticas abordando o tema Avifauna de Portugal, incluindo a construção de caixas-ninho dirigidas a diferentes espécies, que serão colocadas na escola e monitorizado o seu estado de ocupação com os alunos e também da captura, identificação e marcação de aves selvagens, normalmente designada por anilhagem científica.

    Clique AQUI para mais informações sobre esta atividade

  • Literacia para a Floresta

    Atividade composta por 5 ações: 3 teóricas, online, com um forte pendor pedagógico, onde se apresenta a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal, a sua biodiversidade, os seus valores, serviços que presta e ameaças; 1 saída de campo a uma floresta da região para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido; 1 encontro municipal final para avaliação do projeto que conta com a participação de todos os envolvidos.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Rota da lã

    Visionamento de vídeo para introdução ao tema, com apresentação dos processos de tosquia, manual e mecânica. Segue-se a "oficina da lã", coordenada pela artesã Barbara Faber, na qual os alunos são divididos em pequenos grupos que, alternadamente, vão experienciando os diversos passos do processo de preparação da lã: cardar, feltrar, fiar e tecer.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

Ensino Secundário e Ensino Profissional
  • Conhecer uma unidade de turismo local

    Visita a uma unidade de turismo local, para dar aos alunos a oportunidade de conhecerem o espaço físico, os diversos setores e respetivas funções e ainda os profissionais que as desempenham.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Produções locais: Produção Agrícola ou Produção Pecuária

    Visita a exploração agrícola/ pecuária para aprendizagem sobre os diversos fatores, componentes e fases dos sistemas produtivos e sensibilização dos alunos para a importância do mundo rural.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • O Mundo do Café

    Visita ao Centro de ciência Viva do Café, em Campo Maior conhecer o mundo do café, nas suas diversas dimenções: A história do café, variedades, origens.

    Clique AQUI para mais informação sobre a atividade

  • Visita ao CEBAL - Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo

    Visita ao CEBAL, unidade de investigação que desenvolve a sua actividade em estreita ligação com o tecido económico local, levando em consideração as características e o potencial da região em que se insere.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Insetos dentro e fora de água TAGIS

    Atividade a realizar no campo e/ou no laboratório da escola para dar a conhecer a diversidade e enorme importância dos insetos.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

    Atividade a desenvolver, ao longo do ano letivo, sobre os ODS´s - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de proporcionar momentos de criatividade e reflexão, despertando nos alunos a necessidade de contribuir para o alcance dos ODS.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

  • A Mina da Ciência - (Centro de Ciência Viva do Lousal)

    Visita ao Centro de Ciência Viva do Lousal uma "Mina de Ciência" onde será possível aprender sobre geologia, biologia, física e química.

    Clique AQUI para mais informação sobre esta atividade

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ'S)
  • Em que atividades me posso inscrever?

    Pode realizar a inscrição em atividades associadas ao ciclo de ensino dos participantes.

    Cada turma poderá usufruir de duas atividades. Contudo, poderá realizar a inscrição em outras duas, alternativas, para o caso de não ser possível agendar as atividades que inscreveu como prioritárias, por indisponibilidade de vagas ou incompatibilidade de datas.

  • Como posso realizar a inscrição numa atividade?

    Pode agendar uma atividade de forma simples e rápida, através do preenchimento da ficha de inscrição online disponível no fim da página da atividade, durante o período de inscrições. Após a submissão da ficha de inscrição irá receber um email automático com indicação dos dados que disponibilizou e que prova a submissão do seu pedido de inscrição.

  • Quando posso realizar a inscrição numa atividade?

    Entre as 10h00 de dia 13 de outubro e as 17h00 de dia 23 de outubro

    Notas: As reservas são limitadas

  • As atividades têm reservas limitadas?

    Todas as atividades têm reservas limitadas devido aos novos formatos disponibilizados.

    As vagas disponíveis serão atribuídas pela ordem cronológica das inscrições.

  • As atividades têm limite do número de participantes?

    Cada inscrição deverá corresponder a uma turma, independentemente do número de alunos da mesma.

  • Que dados pessoais tenho de associar à reserva?

    Para se inscrever na atividade terá que indicar o seu nome e contactos (telefone e email). Estes dados poderão ser partilhados com entidades parceiras do Município, para possibilitar a confirmação das inscrições.

  • Como sei que a minha reserva está confirmada?

    Quando a sua inscrição estiver confirmada irá receber no email que nos disponibilizou a Ficha de Reserva, um documento que tem todos os dados associados à mesma. Deverá ler toda a informação para verificar se os dados estão corretos e conhecer a informação específica dirigida ao professor(a) coordenador(a) e participantes da atividade.

    É de extrema importância que o(a) professor(a) coordenador(a) tenha em atenção o formato da atividade e os requisitos de participação, nomeadamente materiais e equipamentos necessários indicados, para que se possa realizar a atividade no dia agendado.

  • Posso cancelar ou alterar a data da atividade agendada?

    Se surgir algum imprevisto e não seja possível realizar a atividade agendada, envie um email para odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt, até duas semanas antes da data agendada, indicando no assunto “Cancelamento de atividade” e referindo na mensagem de email a designação da atividade, a data, a escola, o nome do(a) professor(a) coordenador(a) e o motivo do cancelamento.

  • O Município de Odemira ou o parceiro responsável pela atividade podem cancelar a atividade?

    O Município de Odemira ou o parceiro responsável pela atividade podem cancelar a atividade devido a circunstâncias externas não previstas e inevitáveis que impeçam a realização do transporte ou da atividade, respetivamente. Nesta situação, o(a) professor(a) coordenador(a) será contactado(a) para ser informado do cancelamento da atividade e ser agendada nova data para a sua realização, se for possível.

  • Que trabalho terão os alunos de realizar?

    Os alunos participantes das atividades do Roteiro Mira a Terra devem desenvolver um trabalho, individual ou em grupo, que demonstre a sua experiência e aprendizagem. O registo dos trabalhos desenvolvidos (pelo menos um trabalho por turma), será obrigatoriamente enviado, em formato digital, para odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt , até 15 dias após a realização da atividade.

    NOTA IMPORTANTE: alertamos que no caso do envio de trabalhos com fotos onde apareçam alunos devem estar asseguradas as devidas autorizações para que possa haver uma divulgação dos trabalhos em diferentes meios e sem restrições.

  • Após a realização da atividade, o que devo fazer?

    Após a realização da atividade o(a) professor(a) coordenador(a) receberá no seu email um link para o “Formulário de Avaliação do Roteiro Mira a Terra”, que pedimos que preencha para conhecermos a sua opinião sobre o projeto e a atividade realizada.


 
 

 

 

 

Se as suas dúvidas não ficaram esclarecidas entre em contacto connosco através do email odemiraterritorioeducativo@cm-odemira.pt.

 

logo-odete_2